Sistema de Energia Solar Fotovoltaica
Diariamente chega ao nosso planeta MUITA energia limpa e gratuita em forma de raios solares. Estes são responsáveis por trazer o calor e a luz essenciais para a vida na Terra e podem ser aproveitados para a geração de energia, tanto térmica (na forma de calor) quanto elétrica. Nosso intuito é falar sobre a grande oportunidade de gerar eletricidade aproveitando os raios provenientes do Sol.
Desde que a ANEEL – Agência Nacional De Energia Elétrica, no uso de suas atribuições regimentais, emitiu a Resolução Normativa Nº 482 de Abril de 2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, a implantação de sistemas fotovoltaicos tornou-se mais acessível aos brasileiros, e atualmente o Estado de MG é líder, no Brasil, em novas ligações de sistemas fotovoltaicos a rede de energia elétrica, segundo a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída).
Mas como funciona um Sistema Fotovoltaico de Energia?
Primeiro é importante explicar que existem dois tipos de sistemas: os sistemas que não são conectados à rede, também chamados de OFF-GRID, e os sistema conectados à rede, chamados de ON-GRID ou GRID-TIE, no artigo de hoje abordaremos o Sistema On Grid por ser mais usual, então vamos lá?
A energia é gerada através dos módulos, também chamados de placas, solares que são instalados normalmente nos telhados das casas. Estes são responsáveis por receber a luz solar e transformar esta luz em energia elétrica.
Esta energia gerada é gerada em corrente contínua, que quando saem dos módulos é conduzida até os inversores de frequência, que nada mais são do que um equipamento utilizado para converter a corrente contínua em corrente alternada, pronto agora a energia gerada está pronta para ser utilizada em sua residência.
Ao inversor é conectado também a entrada de energia proveniente da concessionária de alimentação da residência, vindo do quadro geral de alimentação, assim a sua residência fica com duas fontes de energia a que você está gerando e a da concessionaria.
Na fase final da instalação é feito a substituição do medidor de energia, também chamado popularmente de relógio, esta troca se deve ao fato de quem tiver um sistema fotovoltaico de energia solar necessitar trocar créditos com a concessionária. A energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é instantaneamente entregue à rede elétrica, que devolve a quem estiver gerando essa energia medida na forma de créditos a serem utilizados em seu consumo.
INFORMAÇÃO GMI: Créditos gerados pelos Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, em kWh, podem ser utilizados em até 60 meses.
Tenho que fazer alguma manutenção do Sistema de Energia Solar Fotovoltaica?
Sim, mas calma, o sistema precisa de pouca manutenção.
Os painéis requerem uma limpeza básica com água e escova a cada 6 meses.
Para o inversor será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos.
No geral o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.
Vantagens da energia solar para residências são:
Um sistema de energia solar fotovoltaico pode ter inúmeros benefícios, podemos destacar entre eles:
- Redução na conta de energia em até 95%;
- Valorização da sua residência, entre 3% e 6% logo após a instalação;
- Acabar com o aumento e a inflação da conta de luz;
- Sustentabilidade;
- Sem ruídos;
- Baixa manutenção;
- Instalação rápida;
- Retorno sobre investimento médio de 4 anos*;
- Gera até em dias nublados;
- Utilize os créditos nas contas que você quiser;
- Vida útil do sistema de 25 anos.
*Para saber o retorno sobre investimento do seu sistema consulte a GMI Engenharia.
Interessou sobre o assunto e ficou com vontade em instalar um Sistema Solar Fotovoltaico em sua residência?
A GMI Engenharia realiza todas as etapas necessárias para a sua instalação acontecer com comodidade e de forma segura:
- Visita in loco para análise de viabilidade;
- Projeto elétrico do sistema;
- Venda do kit gerador fotovoltaico;
- Instalação do Sistema Fotovoltaico;
- Manutenção do Sistema;
- Credenciamento junto a concessionária de energia.