Olá,
Aqui é Cristian Maia da GMI Engenharia, Projetos e Consultoria e hoje vim falar um pouquinho sobre para-raios.
Para-raios tem a finalidade em captar os raios e conduzir os mesmos até o solo para dissipar a energia do raio, sem afetar qualquer parte da edificação.
Se você tem e/ou mora em uma edificação, incluindo casa, com mais de 10 metros de altura é recomendado a instalação de um sistema de para raios.
Agora se você já possui um sistema certamente se pergunta: De quanto em quanto tempo devo realizar a revisão de um para-raios?
A resposta segundo a norma é que a instalação de um para-raios deve submeter-se a uma revisão sempre que a estrutura do edifício se modifique ou seja realizado algum reparo, ou quando a estrutura receba uma descarga atmosférica, agora se estas situações não aconteceram, as revisões dos para-raios devem ser efetuadas de forma periódica.
Como parte do protocolo de manutenção, realizam-se os seguintes tipos de verificação:
Verificação visual: revisão anual no caso de instalações de nível de proteção I e II. Para níveis de proteção III e IV, a verificação deve realizar-se no máximo a cada dois anos.
Verificação completa: para níveis de proteção I e II, a verificação completa realiza-se no máximo a cada dois anos. Em níveis de proteção III e IV, a verificação realiza-se pelo menos a cada quatro anos.
Verificação completa dos sistemas críticos: esta verificação deve-se realizar pelo menos uma vez ao ano em todos os níveis de proteção.
Quais são os níveis de proteção?
São baseados na altura em que os captadores são instalados, podemos considerar que:
Nível I: instalado em até 20m;
Nível II: instalado em até 30m;
Nível III: instalado em até 45m;
Nível IV: instalado em até 60m.
Para a segurança da equipe de inspeção e manutenção recomendasse que as atividades ocorram fora dos períodos de chuva, pois junto as chuvas normalmente temos as maiores incidências de raios, torna-se muito importante realizar a manutenção do para-raios antes do começo deste período do ano.
Contate um especialista para realizar a manutenção do para-raios necessário e receber a assessoria adequada.
Gostou da dica? Então curta, comente o post e compartilhe a informação com seus amigos.