Todo mundo já pensou em mudar alguma coisa em sua residência. Mas sempre pensa na dor de cabeça que a reforma faz. Porém nem sempre uma reforma é sinônimo de dor de cabeça! Se liga nesta dica da GMI Engenharia para você evitar alguns erros em sua reforma e manter tudo sob controle.
Depois da contratação de uma empresa capacitada e qualificada para a realização das atividades para a reforma do seu lar recomendamos seguir estas 15 etapas abaixo, vamos para elas?!
01 – Planejamento
Desistido qual local e qual mudança será feita, está na hora de começar a planejar a reforma com o Projeto, Orçamento, Cronograma, Materiais, Ferramentas e outros itens necessários para a realização das atividades.
Importante, se você irá fazer uma reforma em um residencial ou condomínio é bom verificar se há alguma normativa sobre “Obras e Reformas” antes de iniciar e se você quiser praticar a boa vizinhança avise com antecedência ao início das atividades seus vizinhos, evitar alguns stress.
02 – Proteção
Como não estamos construindo e sim reformando então provavelmente terá alguma parte do imóvel que não irá ser mexida, ou o moveis ficarão durante a reforma e então é fundamental realizar a proteção destas partes e moveis/eletrodomésticos para evitar poeira e risco de danificar os mesmos.
Caso alguma parte do imóvel não será reforma, talvez seja valido deixar todos os moveis e eletrodomésticos, utensílios nesta parte para evitar ainda mais qualquer chance de estragos.
03 – Demolição
ATENÇÃO! ANTES DE QUALQUER DEMOLIÇÃO FAÇA UMA AVALIAÇÃO JUNTO A UM PROFISSIONAL CAPACITADO SOBRE OS RISCOS EXISTENTES.
Caso seja necessário a mudança do projeto junto a prefeitura, regularize o imóvel para evitar multas e outras penalidades cabíveis.
Uma outra dica importante também é: caso a reforma seja em um apartamento, não acumule todo o entulho em um único ponto. O ideal é espalhar os sacos com os entulhos em diversos pontos dentro do apartamento, evitando assim que a estrutura do prédio seja comprometida.
04 – Descarte
O material proveniente da demolição é chamado de entulho e ele não pode ser jogado em qualquer lugar de qualquer forma como um lixo comum. O mesmo deve ser armazenado e descartado de forma correta em locais apropriados de acordo com cada tipo de resido.
05 – Reconstrução
Após todo o início de demolição e retiradas, chegou a hora da RECONSTRUÇÃO! A hora que começa a ter a cara nova, a hora que tudo começa a mudar ainda mais na reforma.
Importante fazer esta etapa com bons materiais e seguindo os processos corretos para assim evitar DESPERDÍCIOS e RISCOS futuros a instalação.
06 – Instalações Prediais
Em toda reforma há a demanda de novos pontos de instalação prediais ou ao menos alguns ajustes as instalações.
Instalações são pontos de elétrica, hidráulica, climatização e automação.
É importante ter em mente que nesta etapa irão rasgar a parede e/ou piso para a passagem de infraestrutura para as futuras instalações, por este motivo é importante que esta etapa seja feita aqui, antes do acabamento, evitando assim o retrabalho.
07 – Revestimento na parede
Muitas vezes após o serviço concluído é possível ver a olho nu imperfeiçoes nas paredes, por isto neste momento é importante a contratação de um profissional bem caprichoso, afinal ninguém quer uma parede torta ou cheia de imperfeições!
08 – Forro de gesso
Uma das etapas mais demoradas e que mais deixa sujeira e poeira. Mas o resultado final é simplesmente fantástico, quem não gosta de um teto com um design e algumas lâmpadas fazendo todo o charme?
09 – Instalações de bancadas
Nossa sugestão é: faça a instalação de bancadas, cubas e pias, agora.
Isso pelo fato de as pedras pesadas já ficarem chumbadas ao serem instaladas, o que traz mais segurança as obras e a futura utilização.
10 – Revestimento de piso
Assim como no revestimento de parede muitas vezes após o serviço concluído é possível ver a olho nu imperfeiçoes no decaimento da água, ou na distribuição das peças, por isto neste momento é importante a contratação de um profissional bem caprichoso, afinal ninguém quer um piso torto ou cheio de imperfeições!
11 – Pintura
Além do fator beleza também tem o fator de proteção, então bora dar início ao acabamento da reforma com a pintura!
Pintura pode ser feita ao teto, telha, laje, paredes, pisos, guarda corpo, corrimão, grades e outro qualquer lugar mais pensar e querer.
No mercado hoje tem disponível tintas que não deixam mais aquele cheiro de tinta por dias e que também secam rapidinho.
12 – Luminárias
A instalação das luminárias são quase a cereja do bolo, dão aquele brilho especial ao local.
Importante, dependendo do modelo vale a pena instalar e colocar uma proteção contra poeira para evitar o acumulo de poeiras das duas próximas etapas.
Outra dica faça esta etapa sempre por um profissional capacitado, energia elétrica mata.
13 – Marcenaria
A instalação dos armários é um dos momentos mais aguardados por todos, afinal vai mudar muito o visual do ambiente. Normalmente os moveis, armários, prateleiras são feitos em uma oficina e montados no local, assim evita sujeiras. Em alguns casos são necessários realizar algum ajuste a alguma peça, se isto acontecer não desespere, está tudo sob controle.
14 – Limpeza Pós-Reforma
Manter tudo em ordem, faz parte.
Deixar o local limpo, também.
Por isto a limpeza faz parte das etapas de uma reforma. Deixar o local da reforma pós atividades sem tinta, massa corrida e outros pequenos materiais que possam dá muito trabalho para tirar com o tempo, não faz mal nenhum.
15 – Ser mais feliz em um ambiente novinho
Nada como seguir um bom planejamento e manter toda a bagunça em ordem.
Agora é hora deitar e relaxar em um ambiente novinho do jeitinho que você sempre pensou.
Embora pareça uma tarefa simples, muita gente não sabe como planejar uma reforma de maneira tranquila e sem perder o controle com prazos e gastos, porém com nossas dicas, ficou mais fácil fazer a reforma e já começar as mudanças tão desejadas em seu lar!
O que você achou destas etapas? Gostou? Comente.
Aproveite e assine a nosso newsletter e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de e-mail!